Quem me acompanha nas redes sociais, já sabe do meu novo projeto: é o Expresso PMMG. Uma parceria que fiz com a Polícia Militar de Minas Gerais para discutirmos e apresentarmos o turismo no estado, de forma dinâmica sob perspectivas nem sempre abordadas para o grande público. Na estreia do programa: Expresso PMMG e Arte Urbana o destino escolhido foi Belo Horizonte, com o CURA: Circuito Urbano de Arte. Confira abaixo o link com a íntegra do primeiro programa.

O Circuito CURA em BH

Segundo o site do festival: “O CURA é o maior festival de arte pública de Minas Gerais e, em 2017, presenteou Belo Horizonte com seu primeiro festival de pintura em empenas, criando o único mirante de arte urbana do Mundo. Da rua Sapucaí, no bairro Floresta, é possível contemplar todas as obras realizadas no hipercentro, incluindo o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina, com 56 metros de altura.

Em 2020, o CURA chega à 5ª edição reunindo 18 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 14 no hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, a maior coleção de arte mural em grande escala já produzida por um único festival brasileiro”.

Vale a pena conferir o programa Expresso PMMG que já estreou em grande estilo apresentando o Festival CURA. Também é possível conferir mais sobre o CURA pelo site, clicando aqui.

Turismo e Segurança pública

Às vezes, na empolgação de arrumar as malas e cair na estrada, nem sempre pensamos na segurança. Mas basta um problema num destino estranho que precisamos acionar a polícia, não é?! Por isso é importante que para experiências seguras, seja assumida uma “via de mão dupla”. Onde de um lado o turista sabe os cuidados que deve tomar e como agir em casos de necessidade. E do outro, a polícia, garantindo uma área segura para quem mora e para quem viaja, mas também garantindo uma ação rápida, técnica e assertiva quando alguma coisa não dá certo. Infelizmente, sabemos que no mundo inteiro aquela pessoa que anda desatenta e deixa claro que não é dali, acaba se tornando um alvo fácil para assaltos.

A maior parte dos painéis do Circuito CURA em Belo Horizonte encontra-se na área central da cidade. Portanto, cuidado nunca é demais quando se transita em uma metrópole, concorda? Neste episódio do Expresso PMMG, é possível conferir vários pontos observação dessas artes. E se você se planejar para esse passeio, já sabendo o que quer ver, tenho certeza que sua experiência será ainda mais segura e prazerosa. De qualquer maneira, caso necessário, é possível encontrar os postos da PMMG com algum policial para te apoiar caso necessário em todos esses pontos da área central, veja só:

Saiba mais sobre o Programa EXPRESSO PMMG

O Expresso PMMG é um programa vai ao ar quinzenalmente, às quartas-feiras, através do canal no YouTube PMMG. Os destinos de Minas Gerais são apresentados em campo pela super simpática Soldado Thamiris e comentados em estúdio pelo Major Santiago e eu, a turismóloga. A proposta é sempre apresentar um destino turístico ou uma experiência turística com muito dinamismo e sempre discutir as nuances relevantes para uma melhor experiência. E é aí que entra a segurança pública! Então, além de mostrar os destinos, vamos sempre abordar a segurança, dar dicas para o turista viver experiências seguras e o que fazer quando tiver algum problema no destino.