Seja bem vindo(a) ao meu novo espaço!

Oi, vem cá! Deixa eu te contar! Esse espaço aqui é para falar sobre umas das coisas que eu mais gosto: Turismo. E não estou falando só de viajar não, porque isso é fácil. Quem não gosta né?!

Turismo não é uma ciência exata. Há quem diga que é um fenômeno, há quem diga que é uma indústria sem fumaça. Fato é que ainda estamos aprendendo a pensar essa atividade em todas suas vertentes, porque pra gente aqui, turismo não é só viajar! A gestão eficiente do turismo passa por um planejamento turístico efetivo, por políticas públicas e iniciativas do setor privado, para aí sim, a gente partir para outro fluxo turístico. Mas tipo aquele livro da Ana Maria Machado “Tudo ao mesmo tempo agora”!

Um pouco sobre o blog

Neste espaço não pretendo só apresentar iniciativas existentes, mas opinar sobre elas. Mostrar minha leitura sobre políticas públicas do turismo, a aplicabilidade delas, metodologias, projetos de sucesso, entrevistas e conversas nessas minhas andanças e projetos, contar sobre meu dia a dia no mercado. Enfim, criar um espaço técnico, mas com uma leitura leve.

Como quando viajamos, entre pensarmos na viagem e ela de fato acontecer – quando planejamos a viagem, organizamos o que queremos fazer, levantamos o custo e vemos se temos dinheiro ou se vamos precisar lançar mão de economias ou até mesmo empréstimos e aí sim viajar – é importante entender que o fato de um município ter um plano municipal de turismo (o que muitas vezes não tem) ou um empreendimento ter um planejamento estratégico, não significa que já existe um fluxo turístico garantido, ou até mesmo que aquele destino será um destino de fluxo turístico. Ele pode ser um município de apoio a atividade turística, por exemplo.

E nossa conversa nesse espaço será sobre isso. Em cada etapa, mostrarei para você o que pode ser feito, a importância de se posicionar e agir de acordo com esse posicionamento, quais as estruturas necessárias e a efetividade delas, e tantas outras abordagens que o turismo permite.

E aqui vou escrever e ler, opinar e apresentar, viajar e ficar no meu cantinho. Para quem quer saber sobre gestão do turismo de maneira leve e técnica, bem-vindo! Esse espaço é para você!